Visita de estudo: NOVO BANCO REVELAÇÃO 2017: TIAGO MADALENO

Visita de estudo: 21 de novembro de 2017 (12ºB3, 12ºC1 e 12ºD3)
NOVO BANCO REVELAÇÃO 2017: TIAGO MADALENO
Local: MUSEU DE SERRALVES
de 17 OUT 2017 a 07 JAN 2018
DSCN9100 DSCN9101 DSCN9102 DSCN9103 DSCN9104 DSCN9105 DSCN9106

O Museu de Serralves e o NOVO BANCO apresentam a partir de 17 de outubro uma exposição de trabalhos de Tiago Madaleno, vencedor da edição de 2017 do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO.
Este prémio é uma iniciativa do NOVO BANCO e da Fundação de Serralves, que já distinguiu mais de quatro dezenas de artistas e tem como objetivo incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia.
Tiago Madaleno (Vila Nova de Gaia, 1992) foi escolhido por um júri presidido por João Ribas, Diretor Adjunto e Curador Sénior do Museu de Serralves e constituído por Andrea Lissoni, curador de vídeo e fotografia da Tate Modern, em Londres; Alessio Antoniolli, director da Gasworks & Triangle Network, Londres; Ricardo Nicolau, adjunto da direção e curador do Museu de Serralves e Filipa Loureiro, curadora do Museu de Serralves. O vencedor foi escolhido de um conjunto de quatro finalistas, de que também faziam parte os artistas Ana Barata Martins, Diogo Bolota e Henrique Loja. Os quatro finalistas utilizam o suporte fotográfico para o interrogar nos seus sentidos e possibilidades na arte contemporânea.
Com o projeto que apresentou ao júri, Tiago Madaleno propõe-se refletir acerca da relação entre a fotografia e a temporalidade, invocando a presença do corpo no processo de produção das imagens. Recorrendo a uma instalação com diversos dispositivos que exploram o uso desviado do vocabulário fotográfico, Clepsidra (o projeto de Madaleno) questiona as condições de visibilidade da fotografia, nomeadamente os processos utilizados para a produzir e o recurso ao índice como ferramenta de trabalho.

 

Deixe um comentário