Visita de estudo: DANIEL STEEGMANN MANGRANÉ: UMA FOLHA TRANSLÚCIDA, NO LUGAR DA BOCA

Visita de estudo: 21 de novembro de 2017 (12ºB3, 12ºC1 e 12ºD3)
PROJETOS CONTEMPORÂNEOS – DANIEL STEEGMANN MANGRANÉ: UMA FOLHA TRANSLÚCIDA, NO LUGAR DA BOCA
Local: MUSEU DE SERRALVES
de 30 SET 2017 a 07 JAN 2018
DSCN9115 DSCN9116 DSCN9117 DSCN9118 DSCN9119 DSCN9120 DSCN9121 DSCN9122 DSCN9123 DSCN9124 DSCN9125 DSCN9126

DANIEL STEEGMANN MANGRANÉ nasceu em Barcelona em 1977 e vive no Rio de Janeiro desde 2004. Em 2015 foi indicado pela Artnet News como um dos “50 Most Exciting Artists in Europe Today”. É o oitavo artista da série “Projetos Contemporâneos”, uma plataforma dinâmica para a apresentação de obras de artistas, emergentes ou estabelecidos, que desenvolvem em diferentes disciplinas novas formas de arte relevantes para uma geração mais jovem.
As obras de Daniel Steegmann Mangrané assumem uma variedade de formas nas quais se encontram o mundo construído e natural. Inspirado por histórias da abstração modernista, da arquitetura e das estruturas perpetuais e organizacionais da natureza, o trabalho de Mangrané inclui desenho, escultura, luz e filme, e é elaborado como parte de ambientes poeticamente planeados.
Para a exposição que apresenta em Serralves, Mangrané concebeu uma paisagem viva para a sala central do Museu. Um pavilhão de vidro acolhe um jardim e criaturas miméticas, uma série de esculturas, um desenho na parede, um holograma e algumas janelas que alteram a experiência do espectador. Todos estes elementos são conjugados para criar um ecossistema vivo de transfigurações e metamorfoses, reais e simbólicas.
“Daniel Steegmann Mangrané: Uma folha translúcida no lugar da boca” é organizada pelo Museu de Serralves e tem curadoria da Diretora do Museu, Suzanne Cotter, com a curadora Paula Fernandes.
Esta exposição conta com a consultadoria científica da equipa de comunicação de ciência do CIBIO-InBIO (Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado) que em Serralves, ao abrigo do protocolo entre as duas instituições e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia,
desenvolve atividades de divulgação científica sobre biodiversidade e promove o cruzamento entre arte e ciência.

Deixe um comentário